Aos poucos, as viagens de ônibus estão voltando a operar nas rodovias brasileiras, com adaptações e inovações por causa do coronavírus. Redução de horários e da capacidade de passageiros foram algumas das alternativas encontradas para garantir a segurança e saúde de viajantes, motoristas e demais colaboradores.

A pandemia também trouxe inovações na forma de viajar de ônibus, em especial nas medidas de higienização. Separamos algumas ações de destaque das empresas para que você viaje mais tranquilo. Lembrando: neste momento, viaje apenas em caso de necessidade.

MARCOPOLO

A Marcopolo, fabricante de ônibus, divulgou uma inovação em biossegurança dentro do ônibus. A divisão da empresa focada em inovação, que se chama Marcopolo Next, em parceria com a Aurratech, criou uma solução biocida específica para tornar o transporte rodoviário mais seguro a contaminações virais.

A solução é composta por “nano partículas” e, diferente de uma solução líquida, ela não deixa umidade nem as poltronas molhadas. Ela não é tóxica, atinge 100% das superfícies, aumenta a eficácia do processo de desinfecção/sanitização e é um processo automatizado com mínima interferência humana (reduzindo o contato direto com produtos químicos durante a aplicação da solução biocida).

A Marcopolo informa que a solução garante proteção por até três dias. O método passa por testes, de maneira pioneira, na Viação Ouro e Prata.

GRUPO GARCIA BRASIL-SUL

O Grupo Garcia Brasil-Sul, formado pelas viações Garcia, Brasil Su, Princesa do Ivaí e LondriSul, também adotou medidas de segurança e higienização para o combate ao novo coronavírus.

As cortinas que separam as poltronas, antes encontradas apenas nos serviços de Cabine Cama e Leito Plus, também foram instaladas nos serviços Executivo, Semi Leito e Convencional. Além de aumentar a proteção contra o contágio do vírus, por aumentar o isolamento, também aumenta a privacidade dos passageiros.

A iniciativa é pioneira no Brasil.

PLANALTO

A empresa de ônibus Planalto divulgou, em suas redes sociais, fotos de uma ação referente às medidas preventivas contra o coronavírus. Além de motoristas e colaboradores equipados com máscaras para proteção, a empresa resolveu “brincar” e colocar máscara em seus ônibus também. Vale ressaltar que, para viajar com a empresa, é obrigatório que os passageiros estejam de máscara.

Fonte: busca  ônibus