Destinos para apreciar as folhas avermelhadas do outono

Do Canadá ao Japão, saiba a melhor época para ver o fall foliage, fenômeno anual de mudança das cores das folhas das árvores no Hemisfério Norte.

Cada estação do ano tem um protagonista. As flores são as estrelas da primavera, o Sol é a maior cobiça do verão. No outono, por outro lado, a protagonista são as folhas. É nesse período do ano que elas começam a mudar de cor, em uma bela progressão do verde para o marrom, até que caiam das árvores. O pico desse processo é quando elas se tornam vermelhas, fenômeno que recebe o nome de fall foliage. No Hemisfério Norte, esse momento é o mais aguardado da estação – e não faltam lugares no mundo para admirar o cenário multicolorido! Confira na lista abaixo sugestões de destinos para apreciar o outono e sua imensidão de tons vermelhos e amarelos.

Estados Unidos
Os americanos são grandes fãs do fall foliage. Não é à toa que exista um site com a previsão do evento por todo o território estadunidense e o estado das folhas em cada semana do outono – indo do verde, à variações do amarelo e vermelho, até atingir o marrom. As datas não são idênticas todos os anos, mas normalmente as cores começam a mudar no meio de setembro. No início de outubro elas ganham tonalidades mais quentes e ficam secas em meados do mesmo mês.

O nordeste dos EUA é o principal núcleo do fenômeno. O estado de Nova York e a região da Nova Inglaterra (que reúne os estados de Vermont, Connecticut e New Hampshire), por exemplo, são clássicos absolutos quando o assunto é outono e atraem grande número de viajantes nessa época do ano. São diversas opções de parques, cidades e estradas para visitar em território estadunidense – que podem ser combinadas à vontade, montando roteiros incríveis onde a natureza é o destaque.

Vermont

A cidade de Stowe é conhecida como destino de esqui, mas não perde nada do seu charme no outono. Nessa época do ano, o lugar ganha cores vibrantes e o melhor jeito de curtir a vida interiorana é experienciar a natureza: além do visual deslumbrante das florestas, é possível fazer caminhadas, andar a cavalo ou praticar mountain bike.

Chegar – ou ir embora – de Stowe também é uma experiência e tanto. No caminho, entre ela e a cidade de Waterbury, está a Green Mountain Byway. O trecho da rodovia VT Route 100 é uma estrada cênica, que passa por florestas e parques estaduais da área e tem vistas incríveis das montanhas.

Arkansas

A Ozark National Forest é uma floresta nacional de 485 mil hectares, na região dos Ozarks – uma imensa cadeia montanhosa americana. A reserva tem muitos lagos, rios e parques, além de uma caverna subterrânea e, claro, milhares de árvores com tons de amarelo, laranja e vermelho. O cenário perfeito para muitas fotos.

Oregon

O desfiladeiro do rio Columbia, o Columbia River Gorge, é o maior espaço cênico natural da América – e a melhor época para visitá-lo é o outono. O desfiladeiro tem mais de 50 cachoeiras e cascatas, rios onde é possível praticar rafting e caiaque, além de penhascos e florestas de pinheiros e árvores de maple. Entre Washington e Oregon, o local fica em uma região de vinhos e cervejas artesanais.

Alasca

Essa opção é para quem quer ser ousado e procura um destino mais exótico. O afastado estado americano é conhecido, além das temperaturas congelantes, por suas belezas naturais. No Denali National Park não seria diferente: a vegetação colorida de tundra, a vida selvagem e as montanhas nevadas ao fundo compõem uma baita paisagem. Com mais de 200 espécies de animais, o outono é uma boa época para visitar o parque porque é mais fácil de avistar os alces, renas e ursos. Sem contar que o lugar é propício para observar a Aurora Boreal – ou seja, são duas viagens em uma.

Comentários

Posted in Europa and tagged , , , , , , , .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.