Como estimar gastos com sua viagem?

Uma das dúvidas mais comuns e que infelizmente não tem uma resposta exata: “quanto dinheiro eu vou gastar em tal cidade?”.
É que a gente não tem como conhecer os hábitos de cada leitor, pois tem gente que viaja e se esbalda nas compras, outros com horror a outlet. Tem quem almoce sanduíche de pé, e quem prefira sentar à mesa em todas as refeições.

Gastos com viagem

Tem quem visite todos os museus, e quem não entre em nenhum. Tem quem adore atrações tipo museu de cera e aquário; tem quem que se contente em avistar os monumentos. Tem quem ache que o city-tour hop-on hop-off no ônibus de dois andares é obrigatório, tem quem sequer cogite essa possibilidade. Ou seja, as variáveis são infinitas.
Isso quer dizer que a única pessoa que pode fazer o orçamento da sua viagem é, realmente, você. Claro, nós damos uma forcinha por aqui não se preocupe.

Mas como saber quanto você vai gastar em um lugar onde nunca foi? Bem, normalmente já saímos do Brasil com passagens e hospedagem pagas ou reservadas. O que resta saber é quanto vai ser gasto em alimentação, atrações e transporte.

 

Veja agora a nossa dica de como calcular cada item:

Restaurantes
Eu tenho um truque: procuro por sites de restaurantes do lugar e vejo alguns cardápios na internet. Isso é bom para ter uma idéia mais aproximada de custos, e também para programar um ou outro jantar especial na viagem.

Atrações
Para as atrações eu faço a mesma coisa: já sabendo mais ou menos os museus, passeios e shows que vou incluir no roteiro, procuro pelos sites e vejo, em média, quanto custam; verifico também os passes de museus ou atrações para ver se vale a pena.

Transportes
Pesquiso sobre passes e tarifas de transporte público, e sobre as alternativas de locomoção do aeroporto para a cidade. Simulo corridas de táxi usando o World Taximeter ou sites similares.

Como até hoje não passei aperto, acho que esse esquema funciona. E, para qualquer comprinha inesperada, sempre tem o cartão de crédito.

Mas queremos saber é de você: como você organiza o seu orçamento de viagem? Tem algum truque para estimar quanto vai gastar? Já passou algum aperto, ou voltou com dinheiro sobrando?

Fonte: https://www.uol.com.br/nossa/viagem/

Comentários

Posted in Africa, Asia, Brasil, Europa, Oceania and tagged , , , .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.